Bichos e histórias: A Cambaxirra

Na festa de 6 anos do Théo, quem roubou a cena foi a cambaxirra, passarinho destemido que fez até os coleguinhas mais inquietos dele prestarem atenção na contação da Milene França, que descreveu de forma muito sensível a festinha no blog dela.

Depois de ouvirem atentamente, cada um recebeu um passarinho de feltro para "rechear" e levar para casa depois da festa. Cada criança presente também recebeu material para confeccionar a própria coroa e na hora de irem embora reis e rainhas enfeitaram a rua.

O Théo foi ajudante e manipulou alguns bonecos durante a contação de histórias, onde um passarinho precisou falar com diversas autoridades do reino, até chegar ao próprio rei, para evitar que a árvore onde estava seu ninho fosse derrubada.

Transcrevo aqui o texto da Milene, publicado no blog dela - Canteiro de histórias, sobre a festa:


"Foi em uma comemoração de aniversário, mais precisamente ontem, dia 20, que vivenciei um momento cheio de encantamento e recordações.

Encantamento porque tudo que se relaciona a arte de contar histórias, encanta, não só aquele que ouve, como a mim, que me derramo em contá-las.

Recordações porque me lembrei de um tempo feliz em que muitos aniversários aconteciam na casa do aniversariante, num ambiente familiar, aconchegante e cheio de afetos e amigos.
E eu me lembrei dos meus aniversários... Das bexigas penduradas nas paredes da garagem da casinha na Vila Rosa. Lembrei de muitos primos correndo por toda casa, sala, quarto, cozinha, quintal. Afinal antigamente era muito comum o quintal, hoje em versões mais sofisticadas como espaço gourmet, área de lazer...

Também relembrei as tias, tios, avós que conversavam com sorrisos e expressões variadas. Naquele tempo (já posso falar assim), não era comum o estresse de ficarem atrás de nós crianças dizendo: isso não, isso sim, não mexa aí. Parecia que éramos tão livres e felizes. E acredito que éramos, porque fui feliz demais na minha infância.

Estas impressões ficaram tão visíveis, literalmente visíveis como um filminho do meu tempo de criança, porque ontem presenciei um aniversário como os que vivi em minha infância.
Um aniversário numa casa amarela, com um corredor cheio de brinquedos e uma varanda com vista para as árvores de frutas do quintal. Ainda na varanda, os gatinhos dormitando, a mesa cheia de gostosuras e as bexigas espalhadas somando cor, risos e alegrias.

Com toda essa poesia, não resisti, e aqui estou a escrever. Afinal, comemorar a dádiva da vida e sua continuidade festejada com cores, risos, gostosuras, família e amigos somada a experiência de compartilhar histórias, alumiaram minhas memórias.

Foi incrível contar histórias numa festa de aniversário. Mais ainda observar que há espaço para o encantamento, o faz de conta, entre brincadeiras, correrias, brinquedos e falatórios felizes.

Os olhinhos brilharam durante a narração, as crianças saíram comigo da casa amarela e viajamos por uma floresta, junto com uma pequena Cambaxirra destemida, heroína de tempos onde os bichos falavam. Depois adentramos a floresta escura para ajudar uma corajosa mamãe a recuperar os seus filhos da terrível Bruxa Salomé.

Fizemos artes! Uma boa dose de artes para levar para casa a pequena Cambaxirra e sua força, além da certeza que somos reis e rainhas capazes de aprender a respeitar a força da natureza.

Uma tarde surpreendente!

Sim, foi um encantador e um muito Feliz Aniversário, não é mesmo Théo!!"

Foi mesmo.

Comentários